top of page

A PREVENÇÃO É SEMPRE O MELHOR REMÉDIO!


A ADESOL em parceria com a Prefeitura de Jaguariúna, através do Departamento de Vigilância em Saúde, realizaram na FAJ (Faculdade de Jaguariúna) uma campanha, um tanto quanto inusitada. Usaram cultura para falar de Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis. "Atualmente os jovens têm sido as maiores vítimas de contaminação pelo HIV/AIDS (Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida). Porém, atrair jovens para falar sobre saúde, é sem dúvida, uma tarefa difícil! Por isso idealizamos uma campanha de prevenção diferente. Iniciamos com apresentação do filme VIRAL - Porta dos Fundos - por mostrar o ciclo da transmissão do HIV/AIDS e principalmente utilizar a linguagem do jovem.

Convidamos o Esquadrão das Drags, formado por quatro profissionais capacitados pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que além de mostrar a cultura das drags, usaram sua irreverência, alegria e colorido para falar sobre um assunto muito sério: o sexo seguro. E não deu outra, conseguimos lotar o auditório da faculdade durante os três dias de ação". Comemora Rosimeire Arantes, representante da ADESOL.

Para Dra. Maria da Conceição de Oliveira Camilo, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, essa parceria com a ADESOL foi fundamental para a realização desta campanha. "Nós oferecemos e realizamos 186 Testes Rápido para HIV e Sífilis, dos quais detectamos casos positivos. Esses jovens dificilmente acessam os serviços de saúde, principalmente pela dupla jornada trabalho - estudo, daí a necessidade de facilitarmos o acesso a esses exames. É preciso divulgar e incentivar a realização do Teste Rápido a fim de se ter um diagnóstico precoce e evitar a transmissão"

ADESOL.png
bottom of page